Cidades

Cerimônia marca início de etapa regional do JAPS em Bituruna

Após dois anos, o município de Bituruna volta a receber a etapa regional B dos Jogos Abertos do Paraná (JAPS). Nesta sexta-feira (28), a cerimônia de abertura reuniu os representantes das 20 cidades da região centro-sul do estado que participam da competição no Ginásio de Esportes Paulo Roberto Geyer. Ao todo, cerca de 1300 pessoas estarão envolvidas nos dois finais de semana de disputas, incluindo atletas, treinadores e comissão organizadora.

Autoridades da cidade-sede, das outras 19 cidades participantes e do Governo do Estado participaram do evento. O vice-prefeito de Bituruna, Rodrigo Marcante, representou o Executivo Municipal na ausência do prefeito Claudinei de Paula Castilho, que estava em viagem de trabalho.

Depois de receber os Jogos em 2017, Rodrigo falou sobre a oportunidade de trazer os JAPS para o município pela segunda vez: “Receber essa edição foi uma surpresa pra nós. Acho que isso veio a partir do sucesso em 2017, a receptividade que temos com os visitantes. Nosso município também trabalha muito com o turismo e esse evento também importante para isso, pois o comércio ganha e o município gira em torno dos Jogos”.

O deputado estadual Hussein Bakri (PSD) esteve representando o Governo no local. O parlamentar relembrou sua história como atleta no JAPS, com uma conquista há três décadas no norte paranaense: “Vejo aqui famílias, crianças, jovens e adultos dispostos a participar. Já disputei os Jogos Abertos em 1985 e fui campeão no futebol de salão jogando por União da Vitória em Cascavel. Temos mantido conversas para poder fortalecer ainda mais essa competição, em um momento que muitas coisas competem contra a saúde e o esporte”, contou.

Bakri também destacou o lado social da prática esportiva, que segundo ele é universal. “No esporte você dá oportunidade pra todos. No esporte todo mundo é igual. No esporte você aprende a trabalhar em conjunto, você tem objetivos, resultados, respeito, interação e amizade”, destaca.

A atleta do bolão, Sandra Sebben, foi a responsável por acender a pira olímpica. O juramento ficou por conta de Giovani de Araujo, atleta de vôlei. Após os ritos oficiais, o Grupo Camare fez apresentações artísticas.

ESTREIA
A partida entre Paulo Frontin e Bituruna encerrou o primeiro dia do futsal masculino, logo após a abertura do JAPS. Com domínio do início ao fim do confronto, o time da casa venceu o duelo por 10 a 1. O experiente ala/fixo Fernando, autor de dois gols no jogo, falou sobre a importância de começar o campeonato com um bom desempenho: “A estreia sempre tem um pouco de nervosismo, mas a equipe se portou bem diante do adversário. Era importante ganhar bem na estreia e agora temos que vencer o próximo jogo para encaminhar a liderança do grupo”, destacou.

Para Fernando, por ser uma competição de ‘tiro curto’, os Jogos Abertos não permitem erros graves das equipes que desejam ser postulantes ao título. “Não tem margem pra erro. A quadra é um pouco pequena e isso equilibra mais os jogos, principalmente para as equipes que gostam de marcar mais forte, mas acho que nossa equipe está preparada para fazer um bom campeonato”, avaliou o jogador.

A equipe feminina estreia neste sábado (29), às 19h45, contra Paulo Frontin. Na sequência, o time masculino mandante volta a jogar contra o mesmo município.

RESULTADOS
Mesmo com a solenidade acontecendo à noite, as modalidades já iniciaram as disputas na tarde desta sexta-feira (28), incluindo o futsal masculino, com destaque para vitória de Guarapuava contra General Carneiro por 7 a 3 e a partida equilibrada entre Rebouças e Nova Laranjeiras, que terminou com o placar de 9 a 7.

Os Jogos Abertos do Paraná são promovidos pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação e do Esporte, com o apoio do município de Bituruna.

Cantu em Foco

0 comentários:

Tecnologia do Blogger.