Paraná Cidadão leva serviços do Estado para Porto Barreiro e região - Cantu em Foco - As principais notícias da região, você encontra aqui no Cantu em Foco

URGENTE

Paraná Cidadão leva serviços do Estado para Porto Barreiro e região

O programa Paraná Cidadão coleciona uma série de fatos marcantes e, a cada edição, uma nova experiência é agregada ao histórico do programa criado para levar ações de cidadania à população. A feira realizada nesta semana em Porto Barreiro, no Centro-Sul do Estado, pemitiu a Joaquim Rigon, 89 anos, e a esposa Richielli Rigon, de 84 anos, casados há 67 anos, fazer a segunda via de suas carteiras de identidade.
O casal afirmou que há muito tempo se preocuparava em renovar os documentos, mas as dificuldades por conta da idade e de locomoção da área rural para a cidade sempre foram impeditivos. Durante o atendimento pela equipe do Instituto de Identificação, os dois emocionaram os profissionais. 
“Receber o abraço e ouvir a frase ‘nunca é tarde, obrigada por renovar nossa vida’ me arrancou lágrimas, demorei um tempo para conseguir me recompor. Não é fácil deixar os filhos em casa, cair na estrada e sentir saudades, mas Deus sabe o que fazer para deixar a saudade mais leve”, disse a assessora-técnica do Programa Paraná Cidadão da Secretaria da Justiça, Família e Trabalho, Rejane Ghilardi.
Também em Porto Barreiro, a equipe do Instituto de Identificação do Paraná e a coordenação do Paraná Cidadão realizaram atendimento na casa do seu Pedro Gadonski,  82 anos, que estava impossibilitado de ir até o evento e mesmo assim teve a oportunidade de renovar a carteira de identidade.
O secretário da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf), Ney Leprevost, reforçou a determinação do governador Ratinho Junior de promover a garantia dos direitos da população. Segundo ele, a feira vai circular pelo Estado para levar serviços e cidadania aos paranaenses que mais precisam. 
ATENDIMENTOS - A feira de serviços de Porto Barreiro atendeu moradores do município e região. Houve grande movimentação no Salão Paroquial durante os três dias – quarta, quinta e sexta (27, 28 e 29 de março) e foram registrados quase 8 mil atendimentos. Os serviços mais procurados foram na área de saúde; com 1.097 registros; Carteira de Identidade, com 909 emissões; CPF, com 417 confecções; e Carteira de Trabalho com 58 emissões.
Os moradores do município receberam, além de atendimentos para documentação, ações de intermediação de vagas de emprego, inscrição nos cadastros de tarifa social de luz, orientação jurídica e atendimento à mulher em situação de violência, orientações de saúde, cadastro no Nota Paraná, atividades culturais, lúdicas e de lazer, bem como palestras e orientações nas escolas municipais e estaduais de educação para o trânsito, em parceria com o programa Detran na Escola e sobre a socioeducação e suas medidas.
De acordo com o estudante Willian de Sales, que tirou um tempinho para fazer a carteira de trabalho, “essa é uma boa oportunidade, porque estou me formando este ano, e no ano que vem, além de uma faculdade, a ideia é ter um emprego também para ajudar nas contas em casa e ter meu próprio dinheiro”.
“É gratificante poder oferecer diversos serviços de graça para a população. Poder ver o sorriso no rosto de quem não tinha uma oportunidade de fazer algum tipo de documento, ou receber algum tipo de atendimento é valido por todo o esforço”, ressaltou o coordenador do Paraná Cidadão, coronel Paulo Roberto Souza Santos.
A feira de serviços Paraná Cidadão é promovida pelo Governo do Estado por meio da Secretaria da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf), em parceria com a prefeitura local e parceiros voluntariados.

AEN