Cantu

Pinhão – Município integra plano de cooperação pedagógica da SEED e alunos da rede municipal participarão da Prova Paraná

A Prova Paraná é uma avaliação externa com cunho diagnóstico e tem a função de fornecer informações sobre os conhecimentos, habilidades e competências dos estudantes, a fim de auxiliar os professores e pedagogos na organização dos processos de ensino e aprendizagem.
A primeira Prova Paraná será aplicada no dia 13 de março para os alunos do quinto ano do Ensino Fundamental, em todos os municípios que aderiram ao acordo de cooperação pedagógica.  
“Esta avaliação vem complementar uma das etapas da AMA- Avaliação Municipal de Aprendizagem, instituída pela Secretaria de Educação em 2018. A AMA trabalha com todas as séries, inicialmente através de diagnóstico, que acontece em fevereiro e março; junho e julho nova amostra do desenvolvimento e em novembro aferimos o nível de conhecimento que a criança atingiu”, explica a secretária de Educação e Cultura, Maria Aparecida.
Nos moldes da Provinha Brasil, o Município já recebe as avaliações impressas para os 433 alunos de 5º ano, distribuídos em 24 turmas nas 16 escolas da rede municipal. A equipe pedagógica da SMEC orienta e acompanha a aplicação que fica a cargo dos professores e gestores de cada escola.
INOVAÇÃO
Após a aplicação da prova, os gestores escolares poderão garantir a correção em tempo recorde por meio de um aplicativo de celular, o Mira Aula. Para a correção, basta capturar a imagem do cartão resposta de cada aluno com o aplicativo, sem necessidade de acesso à internet, e pronto, os resultados das provas são registrados. Esse recurso possibilitará que a correção das provas de cada turma seja concluída em cerca de 10 minutos.
COMO BAIXAR
O aplicativo Mira Aula foi desenvolvido gratuitamente pela startup Mira Educação e já foi utilizado para correção de avaliações de 480 mil alunos de escolas públicas do Brasil. A ferramenta não demanda acesso à internet via Wi-Fi ou 3G para o funcionamento em sala de aula e também não há consumo do pacote de dados dos professores. O aplicativo está disponível para Androide e iOS.
Além da correção instantânea da prova, o Mira Aula garante a obtenção de relatórios com resultados para professores, gestores escolares e Secretaria da Educação.
Para baixar, basta acessar a Google PlayStore e baixar direto no seu celular.
Segundo a secretária, com os resultados da Prova Paraná, as redes terão um diagnóstico preciso das dificuldades de aprendizagem dos alunos. “Com foco nos resultados, as equipes poderão elaborar intervenções pedagógicas condizentes, assim como esta estamos fazendo com a nossa Avaliação Municipal de Aprendizagem” finaliza.
Cantu em Foco

0 comentários:

Tecnologia do Blogger.