Pinhão

Pinhão - Dona de casa leva ‘Bufunfa’ para Programa Encontro da Rede Globo

Pinhão - Dona de casa leva ‘Bufunfa’ para Programa Encontro da Rede Globo
Foto - Reprodução
Uma dona de casa de Pinhão que aderiu ao programa ‘Bufunfa’ criado pelo município, esteve em rede nacional nesta quarta dia 06.


Jovilde Bellin e o marido Laertes Lopes já estão no Rio de Janeiro, onde participam do programa ‘Encontro’ com Fátima Bernardes, na Rede Globo. No ar, ela conta ao Brasil como surgiu a moeda fictícia que circula na Feira do Produtor.

“É bastante responsabilidade pra gente né, pra representar o nosso município apesar se sermos como todos, pessoas simples, pessoas humildes e que querem levar o município pra frente, a responsabilidade é grande”, disse Jovilde ao Portal RSN enquanto se dirigia à sede da Rede Globo no Rio.

Em Pinhão, Jovilde faz parte de uma das 600 famílias que integram atualmente o programa no município. Sua escolha para representar a cidade e falar sobre a iniciativa veio a partir de um sorteio entre os primeiros moradores pinhãoenses que acreditaram na proposta local e se cadastraram para receber a moeda fictícia.

Na época de proposta do programa, o secretário municipal de Meio Ambiente de Pinhão, Valter Israel da Silva e o prefeito Odir Gotardo queriam uma política de sustentabilidade que envolvesse um problema crônico no município: o lixo.

O que eles não imaginavam é que o programa criado e que se transformou em uma cadeia de conscientização ambiental, separação de lixo reciclável e orgânico, geração de renda e incentivo à agricultura familiar, ganharia repercussão nacional.

Com a Bufunfa, que é o retorno da taxa que é cobrada do lixo, as famílias cadastradas no programa de separação do lixo, tem o direito de “comprar” produtos da agricultura familiar. “Se trata de uma cadeia onde todos são beneficiados e ainda estamos resolvendo um problema ambiental”, disse Valter ao Portal RSN. Ele atribuiu o sucesso comprovado à vontade política do prefeito Odir Gotardo e ao trabalho coletivo.

Tem uma equipe que ajudou a desenvolver o programa e foi fundamental, que ajudou com a concepção do projeto de lei, na execução com o trabalho todos os sábados na feira, tem a comissão de resíduos sólidos, a população de Pinhão que, pouco a pouco vem aderindo o programa. Temos, também, um governo que decidiu encarar de frente a questão ambiental, porque se não, uma boa ideia e uma equipe que aceitasse fazer não teria respaldo. É importante destacar que esse projeto foi para frente porque se tornou uma opção de governo.

Esta não será a primeira vez que a Bufunfa pauta a emissora global. O programa Caminhos do Campo já mostrou ao Paraná a experiência inovadora.

AÇÃO AMPLIADA

A Bufunfa, entretanto, é apenas uma das ferramentas do programa ambiental em Pinhão, que inclui o aterro sanitário, a formalização de quem trabalha no lixo e que hoje tem carteira assinada. E uma nova proposta apresentada ao Instituto Ambiental do Paraná (IAP) prevê a substituição de multas geradas pelas gestões municipais anteriores, em novas ações em prol do meio ambiente. (Com Rede Sul)
Cantu em Foco

0 comentários:

Tecnologia do Blogger.