Paraná

PARANÁ - Ciclone atinge Litoral; ferry-boat encalha e três barcos afundam

Um ciclone atingiu o litoral do Paraná na tarde desta quarta-feira (16). De acordo com Jackson José Rocha, coordenador da Defesa Civil de Guaratuba, o fenômeno teria começado em Guaratuba e passou para Matinhos. "O ciclone começou na baía de Guaratuba e também atingiu o município de Matinho" contou o coordenador. Segundo o Simepar foram 40 minutos de uma forte chuva com registrado de rajadas de vento que ultrapassaram 80km/h.
Na baía de Guaratuba o ferry-boat que fazia a travessia Caiobá/Guaratubá encalhou em um banco de areia e dois barcos afundaram. Aproximadamente 40 casa foram danificadas, sendo cindo delas totalmente destelhadas. Praticamente toda a cidade de Guaratuba está sem energia elétrica. 
Ao tentar cobrir com lona uma residência, um morador caiu do telhado e foi levado em estado os Hospital Regional de Guaratuba. 
A Prefeitura de Guaratuba orienta que a população que necessita de atendimento por causa da tempestade dessa tarde entre em contato com a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, no telefone 193.

Matinhos

A Defesa Civil do Paraná confirmou que três escolas e um centro municipal também foram afetadas devido as fortes chuvas.

Nota da Marinha

A Marinha do Brasil, por intermédio da Capitania dos Portos do Paraná (CPPR), informa que por volta das 16h20 do dia 16 de janeiro de 2019 um forte vento com chuva atingiu a região de Guaratuba-PR e deixou à deriva o rebocador “F5” e a balsa “Sonica 3”, da empresa concessionária da travessia do Ferry Boat Guaratuba-Caiobá. As embarcações, que faziam no momento do temporal o trajeto de Guaratuba para Caiobá, foram empurradas para fora da Baía de Guaratuba e encalharam na Barra, próximo ao mar aberto.
A equipe de militares da CPPR, que atua destacada em Guaratuba-PR para a Operação Verão 2018/2019, prestou apoio para localizar as embarcações. Na sequência, os militares coordenaram as manobras de substituição do rebocador visando a salvaguarda da vida dos passageiros e a segurança da navegação. A balsa de travessia foi resgatada e os passageiros levados para o destino em Caiobá por volta das 17h30 sem ferimentos. O rebocador “F5” permanece encalhado.
Um Inquérito Administrativo será aberto com o objetivo de apurar as causas, circunstâncias e responsabilidades dos fatos.
Massa News
Cantu em Foco

0 comentários:

Tecnologia do Blogger.