Destaques

Porto Barreiro - Programa de Gestão de Solo e Água em Micro Bacias beneficiou 26 produtores em 2018


A agricultura paranaense ocupa lugar de destaque no agronegócio nacional, com altos índices de produção e produtividade. O uso inadequado e intensivo do solo tem acarretado problemas de erosão e manutenção de vias rurais. Foi pensando nisso que a EMATER e a prefeitura de Porto Barreiro aplicaram no município o Programa de Gestão de Solo e Água em Micro Bacias.

Realizado na comunidade da Barra Grande, já beneficiou só neste ano de 2018 cerca de 26 produtores. Um valor investido de R$ 206.281,00. O projeto realiza nas propriedades caixas de retenção, canais escoadouros, enleiramento de pedras, adequação de carreadores, terraceamento de base larga, terraços embutidos, calcário e SFS, material para construção de cercas ao redor de APPs e abastecedores.

“Dessa forma, espera-se que a soma de recursos e do trabalho dos seus moradores transforme a microbacia em um espaço de desenvolvimento sustentável, com cadeias produtivas fortes, com produções de qualidade, valorizadas por um ambiente saudável e agradável”, acrescentou o engenheiro agrônomo da EMATER responsável pelo programa, Thiago Bobato.

Na última semana, a prefeita Marinez Crotti, e o Secretário de Agricultura, Agnaldo Cassol, estiveram visitando algumas dessas propriedades, comprovando, de fato, a qualidade e as melhorias através do programa. Hoje mais de 40% dos municípios paranaenses têm pelo menos um projeto de Gestão de Solo e Água em Microbacias, cumprindo o papel de disseminadoras de boas práticas agrícolas, aliando produtividade à conservação dos recursos naturais.




Prefeitura de Porto Barreiro