Brasil

Joênia Wapichana - O nome da 1ª mulher indígena eleita deputada federal

"Todos têm uma missão na vida. A minha é defender os direitos coletivos indígenas", escreveu a advogada Joenia Wapichana, de 43 anos, em sua conta no Instagram, no sábado (6), antes da definição das eleições para o Legislativo em 2018, realizadas no último domingo (7).

       Segunda-feira, 8 de outubro, ela pode dizer que sua missão ganha um novo capítulo: com mais de 8 mil votos, ela foi eleita deputada federal e é a primeira mulher indígena a ocupar o cargo em mais de 194 anos de história da Casa.

"Wapichana", que ela carrega no nome, representa sua origem e a cultura de seu povo -- que tem cerca de 13 mil indivíduos e vive no vale do rio Tacutu, região de serras mais a leste de Roraima. Esta é a segunda vez que um indígena chega à Câmara dos Deputados. O primeiro foi Mário Juruna, pelo PDT, em 1982. "Eu nasci para morrer, eu nasci para brigar. Não nasci para ser expulso. Por que estou dentro do Brasil que é do índio... Eu nasci para isso", disse Juruna, em discurso na Câmara em 1982. Ele morreu aos 58 anos, por consequências de diabete crônica.

"Nós somos acusados de ladrão dentro de nossa própria terra. Somos caluniados, discriminados e tem que se colocar um fim nisso. Cabe ao STF aplicar o que já falamos há muito tempo", disse a candidata eleita pela Rede Sustentabilidade, ao discursar em plenário do Supremo Tribunal Federal (STF), em 2008, durante a homologação que definiu os limites contínuos da Reserva Raposa Serra do Sol.

Na ocasião, Joênia também foi a primeira mulher indígena a fazer uma sustentação oral no plenário do STF. "Será a primeira sustentação que eu faço, e logo no Supremo", disse a advogada à época, pouco antes de se aproximar do microfone. Ao iniciar sua fala, ela marcou seu lugar ao afirmar que foi a primeira mulher indígena a se tornar advogada no Brasil, e audiências já eram costumeiras, mas aquela seria diferente. "Eu serei a voz dos índios na mais alta Corte do Brasil", resumiu.
Cantu em Foco

0 comentários:

Tecnologia do Blogger.