Brasil

Fake News - Bolsonaro não disse que ‘paciente com câncer custa caro para o Estado’ e que vai ‘cortar essa farra’

Circula nas redes sociais uma imagem Jair Bolsonaro, candidato do PSL à Presidência da República, acompanhado de uma frase crítica sobre pacientes com câncer que recorrem ao Sistema Único de Saúde (SUS). Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:
“Um paciente com câncer custa muito caro para o Estado. Vamos cortar essa farra”Frase atribuída a Jair Bolsonaro, candidato à Presidência pelo PSL, e que até as 15h30 do dia 9 de outubro de 2018 já tinha mais de 11 mil compartilhamentos no Facebook
FALSO
De acordo com a imagem analisada pela Lupa, e que viralizou nas redes sociais, Bolsonaro teria dito essa frase em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo.
Mas pesquisa na Internet e no site do jornal não traz nenhum resultado que mostre que o candidato do PSL realmente disse isso sobre pacientes com câncer.
Ainda é possível afirmar que, caso Bolsonaro tivesse afirmado algo do tipo, a frase teria tido ampla repercussão.
A última entrevista exclusiva publicada pela Folha com Bolsonaro foi feita no dia 13 de janeiro deste ano e versou sobre o uso do auxílio-moradia pago pela Câmara dos Deputados.
Na véspera da votação de primeiro turno, a Folha de S.Paulo publicou um compilado com as 11 frases mais polêmicas da carreira de Bolsonaro. E a frase sobre pacientes com câncer não apareceu na lista. Sendo assim, a Lupa classifica a imagem analisada como sendo “falsa”.
*Nota: esta reportagem faz parte do projeto de verificação de notícias no Facebook. Dúvidas sobre o projeto? Entre em contato direto com o Facebook.
Editado por: Cristina Tardáguila
Cantu em Foco

0 comentários:

Tecnologia do Blogger.