Cantagalo

ESTRIAS, TRATAR OU CAMUFLAR?

Nos últimos anos a micropigmentação ganhou muito espaço no mercado, o fato hoje de você acordar praticamente maquiada com sobrancelhas, lábios e olhos agiliza muito o dia a dia da mulher, mas essa grande demanda de novos profissionais, muitas vezes com pouca capacitação no mercado, junto com esse aumento de serviços também também trouxe muitos casos de erros sérios.
Hoje o que está muito em alta é a camuflagem de estrias, cicatriz e olheiras. Eu profissional de micropigmentação sempre tive minhas dúvidas sobre esse procedimento, nunca recomendei e hoje continuo não recomendando, mas ela está ganhando cada vez mais adeptas e muitas vezes os resultados são desastrosos pois como é um processo invasivo e com o passar do tempo esse procedimento pode alterar a cor e nossa pele também, pois podemos ir á praia e piscina e ganhar um bronze e aí esse resultado pode decepcionar.
Após uma gravidez ou o famoso efeito sanfona que é comum em nossas vidas as estrias podem aparecer rapidamente e deixar a auto estima em baixa, e como nós mulheres muitas vezes somos imediatistas queremos resolver esse problema rápido, acabar de uma vez por todas com as estrias e muitas vezes não pesquisamos sobre todo o processo, que é o implante de pigmento da pele e é nesse momento em que o erro inicia e isso é muito preocupante.
No momento pós procedimento o efeito fica maravilhoso, mas com o passar do tempo ninguém mostra como ele ficará, por isso da importância de solicitarmos fotos de comprovação com mais de um ano após realizado, pois essas manchas não aparecem do dia para noite.


VAMOS ENTENDER O PROCESSO


A ideia inicial é o profissional implantar pigmento da cor mais próxima ao tom de pele da cliente com máquina de tatuagem ou micropigmentação e agulhas, isso pode ocorrer em mais que uma sessão com o período superior a 28 dias entre uma sessão e outra pois esse é o período de renovação e reabilitação da pele.
Quando passamos por um procedimento de micropigmentação ou de tatuagem, implantamos esse corpo estranho (pigmento) na camada da pele onde existe uma renovação celular, nosso corpo rapidamente entende que precisa de defesa e envia os soldadinhos (macrófagos) para eliminar esse intruso, com isso inicia o processo de fagocitose para eliminação do pigmento e  o clareamento da cor que foi implantado em uma pigmentação normal, mas no caso da estrias os pigmentos mais usados são os tons de pele e branco no qual são compostos de dióxidos de titânio e de zinco, fazendo com que em sua degradação altere o tom para o amarelo.

Com o passar do tempo a melanina (que é uma proteína produzida pelos melanócitos, e é responsável pela coloração da nossa pele) com exposição ao calor e ao sol seja alterada, o que significa que nosso corpo não é uma tela em branca que nunca passará por uma modificação de tom.

QUAL A DIFERENÇA DA MICROPIGMENTAÇÃO EM ESTRIAS, NAS SOBRANCELHAS LÁBIOS E OLHOS E CAPILAR OU TATUAGEM?


Em todos os procedimentos devemos escolher um profissional responsável, que conheça de colorimetria, pigmentologia e acima de tudo Foto Tipo, pois estamos em um país onde a miscigenação é riquíssima, então temos muitos tons de pele. Todas essas áreas passam também por exposição solar e pela degradação do tempo e da cor, e é nesse momento em que vemos vários trabalhos desastrosos, como sobrancelhas vermelhas ou azuis, lábios arroxeados, e demais áreas.
A seguir foto de um procedimento mal sucedido recebido por uma colega paranaense através de uma amiga.

É preciso entender que não existe um milagre para se livrar das estrias, apenas existem formas de amenizar a aparência das marquinhas.


COMO TRATAR DE FORMA EFICAZ AS ESTRIAS, SEM PREJUDICAR AINDA MAIS A APARÊNCIA?

Para vencer qualquer batalha, primeiro é preciso conhecer o inimigo, e em se tratando de estrias, saiba que existem três tipos: as vermelhas ou arroxeadas, as brancas, superficiais e estreitas e ainda as brancas, profundas e largas. De forma geral, elas aparecem quando é exigido da pele um estiramento muito rápido. Isso acontece durante a fase de crescimento, na gravidez, quando a mulher engorda muito ou aumenta os seios com uma prótese de silicone grande demais por exemplo.
As vermelhas ou arroxeadas são as mais fáceis de tratar, pois são recentes  a cor indica que o tecido não foi totalmente prejudicado e há sangue circulando no local. Com o passar do tempo, as linhas vão perdendo gradualmente a tonalidade até se tornarem esbranquiçadas. Nessa fase, o tratamento, para dar bons resultados, precisa ser mais intenso e provocar um tipo de “agressão” na pele para que ela reaja produzindo mais colágeno e elastina, que farão a cicatrização interna das estrias. Por outro lado, quando essas estrias também são largas e profundas, há necessidade de métodos mais invasivos para estimular o preenchimento dessas linhas de dentro para fora.
Agora que já sabemos mais sobre as infames estrias, vamos conhecer técnicas mais promissoras e eficazes, vale lembrar que elas não são indicadas para gestantes, lactantes e para quem tem diabetes.


ULTRASSON COM A COMBINAÇÃO DE ATIVOS

COMO É?

Durante aproximadamente meia hora, são disparadas ondas de ultrassom por uma caneta com ponteira especial, onde o equipamento permite atingir e aquecer a camada mais profunda da pele. Consequentemente, há contração e aumento das fibras de colágeno, a reorganização dos tecidos de sustentação e a aproximação das bordas das estrias, tudo isso associado a ativos que auxiliam nessa regeneração da pele, o que chamamos de retratação pois com o passar das sessões elas começam a diminuir gradativamente.

MICROPUNTURA COM ASSOCIAÇÃO DE ATIVOS
COMO É?

Com o aparelho de micropigmentação ou tatuagem o profissional faz uma pequena “irritação” na região das estrias ou cicatriz

consequentementeisso resultará em uma pequena “inflamação” com isso levará nossas células atrabalharem e produzirem colágeno e elastina, mais associação de ativos que potencializarão o processo para amenizar as marquinhas.
Lembrando que tanto um quanto o outro tratamento não é imediato e também não reduzirá 100% mas os resultados são muito satisfatórios.
O QUE ESPERAR?

Não conseguimos precisar a quantidade de sessões pois cada caso deve ser avaliado pessoalmente, o que podemos afirmar é que o qualquer tratamento eficaz não acontece do dia para noite mas o aspecto das estrias é reduzido em aproximadamente 80%..

A PRINCIPAL PERGUNTA, DÓI?

A área costuma ficar quente durante alguns minutos, mas o tratamento é praticamente indolor. Durante uma semana, é contraindicado tomar sol.
NÚMERO DE SESSÕES?
A média é de 5 a 10 com intervalo de 20dias, tudo depende da avaliação preliminar que é feita antes do início do tratamento.
Ficou curioso? Entre em contato conosco.


Para conhecer mais sobre nossos protocolos e tratamentos acesse nossas redes sociais:
Face: https://www.facebook.com/luciadasilveiraespecialistaemsobrancelhas/
Instagram: https://www.instagram.com/luciadasilveiraoficial/
Cantu em Foco

0 comentários:

Tecnologia do Blogger.