Brasil

Cuidados ao Pegar Estrada Com Chuva e Neblina

Estamos no mês de junho, época de outono e o clima fica mais instável. Existe uma variação entre dias limpos e com sol, mas também dias chuvosos acompanhados de muita neblina. Algumas pessoas que precisam pegar a estrada com esse tempo, devem seguir alguns cuidados essenciais para não sofrerem acidentes de trânsito.


Se não puder evitar a estrada em um dia nebuloso, o motorista deve conferir se as luzes de freio e a lanterna estão funcionando corretamente. Para os caminhões vale também uma limpeza nas faixas refletivas. Durante o trajeto é adequado dirigir em velocidade compatível ao limite estabelecido pelas placas, manter distância do veículo da frente e o farol em luz baixa e evitar parar no acostamento.

Durante o período de chuvas, a orientação é ligar o ar-condicionado do veículo antes que o vidro do para-brisa comece a embaçar e prejudique a visibilidade de quem está ao volante. Para os veículos que não têm ar-condicionado, é importante utilizar o ar quente e frio direcionados para os vidros. Isso resolve o problema de forma rápida, mas como não retira a umidade do ar, o vidro volta a embaçar se o sistema de ventilação for desligado. Então, mantenha o sistema ligado. É preciso, ainda, reduzir a velocidade, acender os faróis e prestar atenção nos veículos que estão à sua frente. Além disso, é necessário que o motorista mantenha a calma e redobre a atenção.

Se chover muito durante a viagem, o motorista pode procurar um ponto de apoio próximo à rodovia, como postos de combustível, e aguardar o tempo ruim passar. Se o condutor estiver viajando pelas rodovias administradas por concessionárias, há a opção de parar em um dos SAUs que funcionam 24h por dia. Nas bases, o motorista encontra banheiros, fraldário, água e café. 

O veículo precisa estar em condições adequadas antes de pegar a estrada. É necessário que o motorista faça a manutenção ou revisão periódica do automóvel de forma constante. As palhetas são indispensáveis durante uma chuva. Elas precisam funcionar adequadamente. O equipamento é responsável pela retirada da água do para-brisa em período de chuvas e requer uma atenção especial do motorista. Manter o vidro limpo também é importante.

FONTE: CART. (http://www.abcr.org.br)
Cantu em Foco

0 comentários:

Tecnologia do Blogger.