Rio Bonito do Iguaçu

No Arapongas, Governo Municipal repassa maquinários para a Coopaia


Prefeito Ademir Fagundes juntamente com demais autoridades e assessor do deputado Kaefer formalizaram assinatura de Termo de Autorização de Uso.

Na últims sexta-feira, 2, foram repassados uma série de maquinários pelo Governo Municipal, por meio de um Termo de Autorização de Uso de Bens Móveis, para a Coopaia –  Cooperativa Agroecológica Ireno Alves. O evento aconteceu na comunidade Arapongas.


Com a presença do prefeito Ademir Fagundes (Gaúcho), do assessor do deputado Alfredo Kaefer (que viabilizou a liberação dos maquinários junto ao Ministério do Desenvolvimento Agrário - MDA), Valdecir Miester, do presidente da Coopaia, Ivan Testa, presidente da Câmara de Vereadores Milton Rodrigues, vereadores Camilo e Decão, o secretário de Agricultura Davi Canossa  e demais representantes do MST e outros, a assinatura do termo foi firmada e a partir de agora, a cooperativa tem a responsabilidade na utilização dos mesmos.



Os itens autorizados para uso da Coopaia são:



- Carreta agrícola forrageira

- Caixa vazada em polietileno capacidade 52 litros

- Dois Microtratores

- Rolo Faca rodado de Pneus

- Plantadeira sem Adubadeira

- Plantadeira de Mandioca

- Trator Serie 2350105557

- Colhedora de Forragens

- Pulverizador de Barras



Durante os discursos das autoridades, o procurador do município Ricardo Corso fez uma explicação jurídica de como se deu o processo para que os equipamentos pudessem ser cedidos para utilização pela Cooperativa.



Entrega de certificados



Durante o evento, o coordenador da Rede Ecovida (Ceagro), Leandro Xavier, fez a entrega de certificados para oito famílias dos assentamentos Ireno Alves dos Santos e Marcos Freire. Esses certificados declaram que essas famílias são filiadas a Rede Ecovida que fiscaliza as normas agroecológicas de produção nas suas propriedades.



Considerações



Todas as autoridades presentes discursaram antes da assinatura do Termo de Autorização de Uso, em especial o presidente da Coopaia, Ivan Testa, que fez um histórico de todo o processo de conquistas da cooperativa, dos assentados e da chegada dos implementos. Testa também explicou todos os meios de produção atualmente existente por meio da cooperaativa, como plantio e colheira de grãos, cana-de-açucar, panificadora, loja agropecuária, programa junto à Conab com repasse de alimentos para as escolas da Rede Municipal de Ensino, entre outros.



O assessor do deputado Alfredo Kaefer, Valdecir Miester, ressaltou a importância da união de todas as entidades que conseguiram destravar o projeto que estava parado em Brasília, e por viabilização do parlamentar, os equipamentos hoje servirão para melhorar a produção e renda das famílias assentadas.



“O que está acontecendo hoje na Coopaia, em Rio Bonito e com apoio do Governo Municipal, é um exemplo a ser seguido em outros lugares. Sem partidarismos, pensando no bem do pequeno produtor rural”, disse Miester.



Para o prefeito Ademir Fagundes (Gaúcho), isso é uma conquista de muita luta e de constantes viagens e contatos em Brasília com ministérios e com a força do deputado Kaefer, hoje a comunidade poderá utilizar os equipamentos da melhor forma.



Além disso, Ademir Fagundes relembrou fazendo uma retrospectiva de 2017 até fevereiro de 2018 das conquistas da atual gestão. “São inúmeras conquistas, como também em breve a chegada do asfalto aqui no Arapongas já empenhado mais de R$ 1,5 milhão, além de inúmeros recursos em todas as áreas do município. Eu sou um verdadeiro companheiro de vocês e estou fazendo diferente com os demais que já passaram e não fizeram pelos assentados e acampados”, disse o prefeito.



Estiveram também presentes ao ato Enio Pasqualin, representando as lideranças do MST; Janete Stoffel, diretora do Campus da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS); Elizabete Anhaia Drabecki, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Rio Bonito do Iguaçu e Altemar Freitas, representante do banco Crehnor.



Assessoria Comunicação RBI
Cantu em Foco

0 comentários:

Tecnologia do Blogger.