Rio Bonito do Iguaçu

Funasa repassa mais de R$ 259 mil reais em Rio Bonito do Iguaçu e anuncia chegada de caminhão basculante


Após o recesso de Carnaval, na manhã desta quinta-feira, 15, o prefeito Ademir Fagundes (Gaúcho), recebeu em seu gabinete o superintendente estadual da Funasa  - Fundação Nacional de Saúde , José Alexandre Ferreira.


Na reunião foi assinado um convênio entre o município e a Funasa para melhorias sanitárias domiciliares no valor de R$ 259.326,02 (duzentos e cinqüenta e nove mil, trezentos e vinte e seis reais e dois centavos), selecionado através da Portaria Nº 1378 de 14/11/2017.


A partir de agora a Prefeitura deverá anexar os documentos técnicos junto ao Portal dos Convênios  do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão  - o Portal Sinconv – para que o recurso seja liberado.


O valor será investido na aquisição e adequação de 30 módulos sanitários, que conseqüentemente irá beneficiar 30 famílias. O recurso já está destinado para este fim.


Caminhão da Funasa


De acordo com o superintendente, José Alexandre Ferreira, da cidade de Umuarama e que assumiu o cargo há cerca de dois anos, Rio Bonito do Iguaçu também será beneficiado com um Caminhão Basculante Trucado para atender as demandas da zona rural – como adequação de estradas, por exemplo e diversos outros serviços em favor dos pequenos agricultores.


“Temos a satisfação de anunciar através do apoio e emenda do deputado Alfredo Kaifer, a chegada de um caminhão e a entrega será em Curitiba no próximo dia 26 de fevereiro. Sabemos da grande extensão rural de Rio Bonito e da necessidades nas estradas.  Acabei de informar o secretário de Agricultura, Davi Canossa, para que estejam lá celebrando a conquista deste equipamento”, exalta o superintendente.


Durante o encontro, também foi colocado em pauta várias outras questões e reivindicações do Governo Municipal junto à Funasa para que sejam atendidas em breve.


“Assumi a Funasa há cerca de 2 anos, mas em 1 ano e nove meses de trabalho, melhoramos muito as condições de captação de recursos. A superintendência do Paraná antes de assumirmos, estava em 14º em captações. Hoje somos o estado que mais investe em saneamento básico”, afirma José Alexandre.



Investimento em saneamento

Dados do Banco Mundial e da Organização Mundial de Saúde dão conta que a cada real gasto com saneamento básico, se tem a economia de cinco reais no tratamento curativo das doenças depois. “Sabemos que precisa tratar das pessoas depois que ficam doentes, temos que tratar delas para não ficarem doentes. São demandas políticas que temos que implementar; maneiras novas de olhar no trabalho no que tange a questão da saúde”, concluir o superintendente.


Participaram da reunião além do prefeito Ademir Fagundes, o assessor Claudinei Oliboni, o secretário de agricultura Davi Canossa, assessores do superintendente José Alexandre e Leandro Toniel.




Assessoria Comunicação RBI
Cantu em Foco

0 comentários:

Tecnologia do Blogger.