Laranjeiras do Sul

BRDE fará convênio de cooperação para projetos estratégicos na Cantu

Audiência em Curitiba com o presidente Orlando Pessuti reuniu prefeitos da associação, para discutir projetos voltados para a geração de empregos 

 
O diretor presidente do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Orlando Pessuti recebeu na segunda-feira (19), em audiência, alguns prefeitos que compõem a Associação dos Municípios Cantuquiriguaçu. Na pauta alguns projetos estratégicos para o desenvolvimento do território visando a geração de empregos e êxodo rural. O vice-presidente da Cantu, o prefeito de Virmond, Neimar Granoski destacou a importância do encontro, ele que apresentou entre as demandas, o apoio do BRDE na 2ª Expovir, que deverá acontecer em maio deste ano. Recursos para Casas de Cortes Nobres da Caprivir e recursos para implantação de novas agroindústrias. “Orlando Pessuti tem um carinho especial pela população de Virmond e pela Cantuquiriguaçu. Sem dúvida que deste encontro teremos um apoio estratégico de crédito nos municípios”, destacou Neimar.
   O prefeito de Marquinho, Luiz Cezar Bapttistel “Zinho”, além apoiar o projeto do programa de Caprinocultura de Virmond, trouxe o pedido de crédito para a implantação de um laticínio e para fábrica de confecções de roupas. Já o prefeito de Foz do Jordão, Ivan Pinheiro, disse que o objetivo do seu governo é pela implantação de um polo têxtil, onde espera captar recursos para implantação de uma lavanderia industrial, que deverá auxiliar as empresas de confecções de roupas. Ele esteve acompanhado do empresário, Wanderlei Tibes, que deverá abrir uma fábrica, onde pretende gerar 150 empregos. O prefeito de Cantagalo, Jair Rocha apresentou o projeto da Usina Termoelétrica e solicitou recursos para construção de barracões. O vice-prefeito de Pinhão, Beraldo Amaral, apresentou projetos para piscicultura, agroindústrias e Turismo Rural.
Cooperação mútua  
  Orlando Pessuti disse que estar com os prefeitos, vice-prefeitos e vereadores é a oportunidade de conhecer os projetos e de poder trabalhar pelo desenvolvimento da região. Ele que contribuiu na constituição da Associação Cantu, como também da criação do território, quando era deputado estadual. “Este é um momento importante para que o BRDE possa ajudar via financiamentos, alguns projetos que venham de encontro com a necessidade dos municípios, principalmente os que visam a geração de empregos, como também alternativas de renda as pessoas”, argumentou Pessuti. Ele destacou a importância de discutir projetos para Caprinocultura, Ovinocultura, pecuária de corte e leite, como também para o setor empresarial, as agroindústrias e o Turismo Rural. “São projetos que precisam avançar para fazer da Cantu uma região mais desenvolvida, gerar empregos e renda. Vamos estar atentos aos projetos e através de um acordo de cooperação será possível darmos a nossa contribuição”, reiterou.
Bodas de prata
     Lembrando que são 25 anos de amizade, conquistas e boas parcerias com a população da Cantuquiriguaçu. O atual presidente da Associação Cantu, não pode estar presente na audiência, por estar com outro compromisso. Ele ressaltou as agendas políticas, com a presença de vários prefeitos e lideranças, onde mostra a união dos gestores públicos em torno dos projetos de desenvolvimento da Cantu. A reunião foi intermediada pelo gabinete do secretário de Justiça e Trabalho, Artagão Junior.     
Cantu em Foco

0 comentários:

Tecnologia do Blogger.