segunda-feira, 18 de setembro de 2017

Terremoto de 4.5 graus atinge a região de Curitiba

O terremoto registrado na cidade metropolitana de Rio Branco do Sul teve ápice de intensidade de dois segundos. A Defesa Civil do município afirmou que, embora há inúmeras ligações desde a meia-noite, não se tem pedidos de acionamentos para prejuízos ou avaliações estruturais. Outro tremor atingiu a cidade São Jerônimo da Serra, norte pioneiro. A distância entre as cidades é de 359 quilômetros e ainda não há informações concretas sobre a relação entre os locais afetados.
Segundo o Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP), o tremor na Grande Curitiba, que teve o município como epicentro, aconteceu à 0h16, com 4,5 graus de magnitude. Há nove horas, a Defesa Civil de Rio Branco do Sul recebe telefonemas da população, no entanto sem pedidos de comparecimento para avaliações. “Não tivemos nenhum chamado que fosse necessário sair da base, tivemos muitas ligações de especulação, queremos saber o que tinha acontecido. Essas fotos que estão circulando nas redes sociais de rachaduras podem ser antigas.”, garante o agente Jeferson Veloso.
Além de Rio Branco do Sul, houve registro de tremores em Itaperuçu, Almirante Tamandaré e Campo Magro. “De fato, a gente estava de plantão e sentimos o tremor de terra, conseguimos perceber. Mas, a intensidade dele foi de cerca de dois segundos, bastante forte. Logo depois, os moradores passaram a ligar”, detalhou o agente da defesa civil. Não há confirmação de quanto tempo o terremoto durou, mas os relatos dos moradores se assemelham afirmando que -de um a dois segundos – o tremor se intensificou bastante.
Duas hipóteses iniciais para o tremor eram de explosão de pedreiras que ficam ao redor da cidade ou ainda roubo a caixa eletrônico. A confirmação do terremoto aconteceu horas depois, após a atualização no sistema de últimos eventos significativos da USP.
Já no Norte Pioneiro, segundo a escala Richter, o abalo foi de 5,1 graus de magnitude – maior que na Grande Curitiba. Não há relatos de moradores feridos, em ambas cidades.
Recomendamos para você:
 
VOLTAR AO INICIO
Copyright © 2013-2017 Cantu em Foco | A informação ao seu alcance. Criado por: Cantu em Foco