quarta-feira, 27 de setembro de 2017

Alerta de chuva ácida é emitido pela Defesa Civil do Paraná

A Defesa Civil do Paraná emitiu um alerta na terça-feira (26) para que os paranaenses tenham precaução com a chuva que está prevista para cair em várias cidades até o fim desta semana. O risco é que haja chuva ácida, por conta do longo período de estiagem. 
Desta forma, substâncias tóxicas que deixam a água mais ácida vão se acumulando e, há mais de 30 dias sem chuva, os cuidados devem ser redobrados.
“Dentre os principais responsáveis pelo acúmulo de poluentes estão os incêndios, depois a queima dos combustíveis nos veículos e o lançamento de substâncias por chaminés das indústrias. As substâncias como gás carbônico, monóxido de carbono, partículas de nitrogênio e enxofre liberadas pelo fogo e pela fumaça são lançadas na atmosfera e, por causa do tempo seco, os gases se acumulam”, detalha a Defesa Civil, no alerta emitido à população.
Dióxido de carbono (CO2)
Misturados ao vapor de água, voltam para a terra em forma de chuva, a chamada chuva ácida. “A dica é que população evite tomar banho de chuva. As águas dessa época possuem uma maior incidência de dióxido de carbono (CO2) e em contato com ela pode ocasionar irritação na pele, principalmente em crianças, que possuem uma sensibilidade maior”, acrescenta o órgão.
As informações são da Defesa Civil do Paraná
Recomendamos para você:
 
VOLTAR AO INICIO
Copyright © 2013-2017 Cantu em Foco | A informação ao seu alcance. Criado por: Cantu em Foco