segunda-feira, 3 de julho de 2017

7 coisas que você deve evitar logo depois das refeições

A maioria de nós costuma cair em alguns erros depois das refeições que podem causar problemas, dificultar a digestão, e atrapalhar a absorção dos nutrientes.
Ainda que possa parecer que não há uma relação entre comer e as consequências de certas ações, o certo é que há uma série de erros nos quais é melhor não cair se acabamos de fazer as refeições.



Assim, se você quer preservar sua saúde e bem-estar, confira estes 5 conselhos sobre as coisas que deve evitar logo depois de comer.

Hábitos que devem ser evitados após as refeições

1. Fazer exercícios
Fazer exercícios depois das refeições não é nada recomendável. O melhor será fazê-los antes ou bem depois de ter comido (espere, pelo menos, uma ou duas horas).

Fazer exercícios com estômago cheio pode provocar soluços e náuseas, além de lesões e câimbras.

Caso você não tenha tempo para fazê-lo em outro momento, o melhor será optar por algo mais tranquilo, como dar uma caminhada.

2. Fumar

Evite fumar após as refeições

O tabaco não é bom por si só, mas é ainda pior quando estamos fazendo a digestão.

Nesse momento todos os sistemas de nosso corpo estão trabalhando, e se você fuma nesse período de tempo, a nicotina será absorvida muito mais rapidamente.

Quais são as consequências? Aumentará, muito mais, o seu efeito negativo sobre o corpo.

Além disso, o tabaco pode bloquear o processo de absorção das vitaminas e minerais, como o cálcio e vitaminas C e D.

Evite fumar, pelo menos, nos primeiros 20 minutos depois de comer.

3. Cuidado com a soneca
Comer e dormir de imediato pode ser prejudicial.

Embora seja verdade que esta prática não cause excesso de peso, como se pensava no início, a verdade é que ela faz aumentar a acidez, bem como o risco de acidente vascular cerebral.

Qual a solução? Muito simples. Basta seguir as recomendações dos especialistas que afirmam que não é recomendável dormir antes de, pelo menos, 2 horas após almoçar ou jantar.

4. Tomar uma ducha

Evite tomar banho após as refeições

Tomar uma ducha depois de comer não é o mais recomendável, algo que se aplica também aos banhos de piscina.


Quando nos banhamos, a temperatura de nosso corpo aumenta, e geralmente por isso, o organismo precisa enviar mais sangue do que o de costume.

Tudo isso pode afetar o processo digestivo e acabar desacelerando a digestão.

Qual a solução? Espere pelo menos 30 minutos para tomar seu banho depois das refeições, e você evitará estes possíveis contratempos e outros incômodos.

5. Tomar chá
Trata-se de um tipo de bebida que impede a absorção de ferro, por isso é preciso evitá-la, sobretudo se sofremos de anemia.

Se você tem déficit de ferro ou se está grávida, o melhor será que não beba chá até passar, pelo menos, uma hora.
Se você não pode ficar sem essa bebida quente, pode optar por um café, que não apresenta esse inconveniente.


6. Comer frutas

Comer frutas após as refeições não é recomendado

Ainda que possa parecer contraditório, comer uma porção de frutas depois das refeições não é uma boa ideia.

A digestão da fruta nem sempre é tão simples como se poderia pensar, pelo contrário: elas requerem diferentes enzimas para serem digeridas.

Além disso, os açúcares simples que elas contêm precisam de tempo para serem absorvidos completamente pelo corpo.

Então a melhor opção é comê-las de estômago vazio: assim você se beneficiará de todos os nutrientes que elas possuem, como fibras e açúcares simples.

Lembre-se que a fruta é composta principalmente por frutose. E esta pode ser convertida muito rapidamente em glicose. No entanto, você pode evitar isso se a consumir da forma correta.

Procure o momento certo para que seu corpo possa assimilar, de modo realmente eficaz, todos os nutrientes que a fruta fornece.

7. Cuidado com o cinto apertado
Se você costuma usar cinto, cuidado para não usá-lo apertado demais logo depois das refeições. Este simples gesto poderia causar problemas intestinais totalmente desnecessários

Tenha essas coisas em mente para beneficiar sempre a sua digestão e o seu bem-estar.


Fonte: Melhor com Saúde
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