quinta-feira, 13 de julho de 2017

11ª Conferência Municipal de Assistência Social em Rio Bonito discutiu garantia e fortalecimento de direitos

A 11ª Conferência Municipal de Assistência Social de Rio Bonito do Iguaçu com o tema “Garantia dos Direitos do Fortalecimento do SUAS”, aconteceu nesta quinta-feira, 13, tendo com palestrante principal Adrianis Galdino da Silva Júnior – graduado em Serviço Social em 2007 pela Universidade de Londrina (UEL) e pós-graduado em Trabalho Social com Famílias e experiência com o Sistema de Proteção Social, além de diversas outras experiências na área.

Realizado pelo Conselho Municipal de Assistência Social, presidido por Márcia Ghisi, o evento deste ano trás propostas que visam melhorar o serviço de proteção social no município. “Vamos se reunir com os usuários e pessoas ligadas a assistência social em grupos para discutir os eixos e surgirem propostas para melhorar o atendimento no município”, apontou a presidente Márcia Ghisi.

Antes da abertura do evento, houve apresentação cultural de flauta doce das pequenas Betânia e Catiane e do coral de crianças e adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.

Temática

Para o palestrante Adrianis Galdino, a 11ª Conferência está sendo realizada justamente após os primeiros 15 anos da implantação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e da Política Nacional de Assistência que tem como proposta garantir o fortalecimento de direitos e acessos da população aos programas sociais.

“Temos que pensar em duas etapas. A primeira é garantir direitos a partir dos benefícios de transferência de renda não contributiva – BPC, Bolsa Família e pensar nas proteções que o município a partir da política e na garantia dos direitos sócio assistenciais para os munícipes, de forma especial, para os mais vulneráveis”, disse Adrianis Galdino.

“Numa segunda etapa, temos que pensar em Fortalecer o Sistema Único da Assistência, colocando-a não como caridade ou bondade. A assistência social tem o direito não contributivo de cada cidadão que dela precisar. Nesta Conferência vamos ampliar isso com a população, fazendo com que ela primeiro avalie como está política de assistência no município. Segundo que ela confira através de dados depois nos trabalhos para que se façam propostas”, explicou o palestrante.

Pautas discutidas

A Conferência pretendeu também colocar em discussão as propostas que irão compor o Plano Plurianual para os próximos anos. Algumas das idéias apontadas nesta conferência servirão para serem inclusas ao Plano Decenal 2016-2016 de Assistência Social para aprimorar a política de atendimento em Rio Bonito do Iguaçu.

A 11ª Conferência foi realizada na parceria entre Conselho Municipal, Secretaria de Assistência Social e Secretaria de Educação. Participaram usuários do sistema, alunos e professores das escolas, funcionárias da secretaria de Assistência Social, profissionais de psicologia, pedagogia e de outras áreas co-relacionadas, além de membros da comunidade em geral.

Prestigiaram a abertura do evento compondo a mesa de autoridades o secretário de Administração – representando o prefeito Municipal – Moacir Dorigoni; a primeira-dama Nêmora Pelissari Lopes; Toni Mattos, chefe do escritório regional da Secretaria de Estado da Assistência Social e Proteção à Família em Laranjeiras do Sul (SEDS); Solange Dal’ Soglio, secretária municipal de Assistência Social; Márcia Ghisi, presidente do Conselho Municipal de Assistência Social; a senhora Alzira Corso, representando os usuários do SUAS e os grupos da melhor idade e os vereadores Irineu Camilo e Edinho.

Também teve as presenças da secretária de Finanças Juliane Ferrari Petró; secretária de Educação Fernanda Santi; chefe do Departamento de Esportes, Marcos Trindade e das colaboradoras Valdirene Dambroski, Ivete Pazetto, Rosane Adamczyk e Naiane Negretti que fizeram as leituras, explanações, composição da ata, entre outros trabalhos da conferência.

Assessoria Comunicação RBI
Recomendamos para você:
 
VOLTAR AO INICIO
Copyright © 2013-2017 Cantu em Foco | 5 anos informando a Cantu. Criado por: Cantu em Foco