quarta-feira, 7 de junho de 2017

Coloque suas pernas para o alto por 20 minutos todos os dias. Os benefícios são incríveis!

Ao colocarmos as pernas para o alto mudamos o eixo postural e favorecemos a descongestão dos fluídos e um correto retorno venoso que costuma ser dificultado pela gravidade.


Pode ser que esta recomendação pareça estranha para muitas pessoas. Colocar as pernas para o alto todos os dias por 20 minutos? Com que finalidade?


O que em algumas ocasiões pode parecer uma grande bobeira, na realidade carrega diversos benefícios inesperados inscritos em algo muito concreto: nosso desconhecimento sobre o próprio corpo e seu funcionamento.

Devemos pensar, por exemplo, no grande esforço que nosso coração realiza para que a circulação sanguínea chegue com força a cada uma de nossas extremidades, ou em como funciona o retorno venoso das pernas que, às vezes, falha, e que pouco a pouco causa as clássicas varizes.

Nunca é demais experimentar coisas novas, exercícios simples que, embora não nos façam perder peso ou deixem nossas pernas mais firmes e torneadas, nos proporcionam bem-estar e uma calma mental.

Propomos descobri-lo, e convidamos você a melhorar sua qualidade de vida com esta simples rotina cotidiana que não custa dinheiro e não lhe tomará muito tempo, e também não causará cansaço.

Em que consiste o exercício de colocar as pernas para o alto?

Mulher colocando os pés para cima

Mais que um exercício, é uma técnica terapêutica. Não podemos chamá-lo de exercício porque não há nenhum esforço físico envolvido, não fazemos nenhum movimento ou tensão muscular.

É mais uma técnica de ioga que é colocada em prática com frequência para estabelecer uma conexão mente-corpo, mas que, no entanto, gera grandes benefícios a nível circulatório.

Cabe ressaltar que, se você tem alguma lesão nas costas, não será recomendável fazer esta rotina.
O ideal é colocarmos uma pequena almofada sobre a lombar para conseguir uma postura mais harmônica.
Assim conseguiremos que as pernas fiquem coladas verticalmente na parede e que os braços fiquem descansados, esticados e relaxados.
Basta manter esta posição, pelo menos, durante 15 ou 20 minutos; sem fazer nada mais, apenas sentir o equilíbrio desta postura, a tranquilidade e a calma ao receber um melhor aporte circulatório até o busto e a cabeça.
Lembre-se de que, além disso, se você quiser realizar esta técnica de relaxamento, é necessário vestir uma roupa confortável que não aperte a cintura e os tornozelos.

Caso contrário, podemos dificultar a finalidade deste exercício: favorecer a circulação sanguínea.


5 benefícios de colocar as pernas para o alto

Mulheres colocando pernas para o alto

1. Reduz a retenção de líquidos nas pernas e nos pés
A retenção nas pernas e nos pés se deve a problemas circulatórios dos quais devemos conhecer a origem.

Em alguns casos a causa é um problema renal, cardíaco, o sobrepeso, efeitos de alguma medicação, ou até uma dieta pouco adequada.
É necessário descobrir a origem e tratá-la. Mais tarde, estes exercícios caseiros podem nos oferecer um grande alívio.
Colocar as pernas para o alto favorece o movimento destes fluidos que prejudicam a correta circulação sanguínea.
Às vezes, passar todo o dia de pé faz com que nossos pés se inchem.
Assim, algo tão simples quanto tirar os sapatos, relaxar e colocar as pernas apoiadas na parede fará com que a força da gravidade desinflame estas áreas problemáticas.

2. Alivia as pernas cansadas
Colocar as pernas para o alto é uma das melhores formas de aliviar a tensão das pernas, dos pés, e até dos quadris.

Estas três áreas são as que mais sentem no final do dia, por isso este exercício no qual durante 20 minutos mudamos o eixo postural e liberamos toda a tensão proporciona um alívio notável.

3. Melhora a digestão
Colocar as pernas para o alto é um exercício que entra no que se conhece como “inversão ativa”.

Mudar a postura para que os pés fiquem no alto e a cabeça no chão nos ajuda, em primeiro lugar, a descongestionar os fluidos presos e, por último, melhorar a digestão.

Além disso, favorecemos a mobilidade intestinal, algo que, a longo prazo, fará com que absorvamos muito melhor os nutrientes, combatamos a prisão de ventre, e recuperemos o bem-estar interno que se nota por fora.

4. Relaxa o sistema nervoso
Além de tudo isso, esta postura nos ajudará a melhorar a respiração: retemos mais o ar e, pouco a pouco, favorecemos uma inspiração e uma expiração mais lenta e rítmica.

Tudo isso tem um grande impacto em nosso sistema nervoso: aliviamos tensões musculares, sobrecargas, e a tensão que se concentra geralmente na região do estômago, no pescoço e nos seios paranasais.

5. Conseguir uma adequada calma mental
Experimente, coloque este exercício em prática hoje mesmo. Você só vai precisar de 20 minutos do seu tempo, e o primeiro que vai perceber é um alívio físico que, imediatamente, relaxa a sua mente.

Esta postura favorece, além disso, uma correta oxigenação cerebral.

Esta nos convida, quase sem nos darmos conta, a meditar, a descansar a mente e a nos sentirmos mais presentes, mais conscientes de nosso corpo para nos envolver em calma, bem-estar, e uma harmonia perfeita graças a esta postura.

À medida que você for praticando esta simples terapia, irá notando cada vez mais os benefícios.


Você se anima a começar?

Fonte: Melhor com Saúde
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