sexta-feira, 16 de junho de 2017

7 alimentos que lhe permitem ajustar o nível de sódio para a sua saúde renal

Para regular os níveis de sódio no organismo é aconselhável incluir na nossa dieta alimentos que mantenham a saúde renal e eliminem o excesso de toxinas.


Por mais curioso que pareça, o sódio está presente em quase todos os alimentos industriais e pré-cozidos que consumimos diariamente. Entre estes estão incluídos os sucos de supermercado e refrigerantes.

A ingestão excessiva desse mineral não só resulta na clássica hipertensão. Os efeitos vão além, ao ponto de ocasionar problemas ósseos, digestivos, cardiovasculares ou de pele.

Por isso é sempre aconselhável moderar o consumo de sódio, mas isso não significa cair no erro de restringi-lo completamente.

O segredo, como em todos os assuntos que afetam nossa dieta, é o equilíbrio.

Não podemos esquecer de que o sódio tem uma importância fundamental no metabolismo celular, que interfere na contração muscular e favorece o equilíbrio certo “ácido-base” em nosso organismo.

Por outro lado, perdemos através da urina grande parte desse mineral, fezes e suor.

Por isso é fundamental, por um lado, não acumular mais do que o necessário e não perder mais do que o próprio corpo precisa para executar suas funções.

O que você acha de começar a partir de hoje se cuidar um pouco mais, regulando o consumo de sódio? A seguir explicaremos como fazê-lo.

Abacaxi
O abacaxi tem como principais benefícios sua ação diurética e anti-inflamatória.

Promove a circulação linfática e é rico em cobre e manganês, dois minerais essenciais que ajudam a limpar o excesso de sódio do organismo.
Além disso, graças à bromelina e a vitamina C, reduz processos inflamatórios que ocorrem com o acúmulo de sódio no corpo afetando a saúde dos rins.
Consuma a fruta sempre fresca, evite a versão enlatada, seja consciente e tenha sempre em sua dieta.


Orégano

Orégano regula o sódio do corpo

Podemos usar o orégano como um tempero fabuloso e também como substituto do sal.

Algo que é aconselhável lembrar diariamente é que o sódio está presente em todos os alimentos processados, como por exemplo, o pão.
Uma maneira de reduzir a carga de sal no pão que comemos diariamente é adicionar uma colher de sopa de azeite com um pouco de orégano. Você vai adorar!
Além disso, o orégano contém beta-caryophyllin (E-BCP), uma substância que inibe a inflamação e promove a circulação sanguínea.
Não hesite em tê-lo sempre em sua dieta.

Morangos
O consumo regular de morangos orgânicos nos ajudará não só a desfrutar de uma melhor saúde renal, mas também reduzirá os níveis de ácido úrico, hipertensão e o mau colesterol ou LDL.

No entanto, lembre-se sempre de comê-los na sua forma natural.
No momento em que consumimos a clássica geleia de morango ou o seu suco industrializado, estaremos acrescentando, sem saber, um alto nível de sódio em nosso corpo.

Os morangos maduros, assim como as framboesas maduras, são mais ricos em flavonoides que os morangos mais verdes ou congelados que encontramos hoje no supermercado.
Não hesite em tirar proveito da temporada deste fruto e envolver toda a família em seu maravilhoso sabor e benefícios.


Alcachofras

Alcachofras regulam o sódio do corpo

Alcachofra equilibra a pressão sanguínea graças às suas vitaminas e à sua reduzida quantidade de sódio.
É maravilhosa se consumida com um pouco de azeite e suco de limão. Assim, favorece a limpeza do fígado e a saúde renal através de seus ácidos, vitaminas e enzimas.
Coentro
O coentro é um poderoso diurético natural do qual se pode tirar proveito, adicionando-o às nossas sopas ou saladas.

Seu sabor intenso e original combina muito bem em certos pratos que podem atuar como um adequado substituto do sal.

Além disso, ajuda a baixar a pressão sanguínea, reduzindo os efeitos clássicos associados com a hipertensão como, por exemplo, cefaleia ou enxaqueca.

Alho
Você já tem em sua cozinha sal de alho? Se não, não hesite em fazer este recurso natural e eficaz para reduzir a sua pressão arterial e continuar a desfrutar das suas refeições sem tirar o sal da mesa.

O alho é um alimento medicinal que não pode faltar na cozinha.  Ele atua como antibiótico, reduz a hipertensão, contém alicina, uma enzima que cuida do nosso coração e da saúde renal.

Rabanetes

Rabanetes regulam o sódio do corpo

Os rabanetes têm um sabor inconfundível, caem bem e são quase tão medicinais como os próprios alhos.

Estes vegetais são comuns na culinária indiana, têm efeitos anti-hipertensivos significativos.
O segredo é o acetato de etilo, um composto do qual podemos nos beneficiar sempre quando consumidos de forma natural.
O esforço para “mastigar” e sentir o seu sabor intenso definitivamente vale a pena … e traz saúde.

Em conclusão, como dissemos no início, não se trata de evitar a ingestão de sódio, mas sim regular e sempre escolher alimentos frescos e naturais.

Aqueles que, por si mesmos, nos fornecem uma boa parte desse equilíbrio nutricional que necessitamos.

Vamos começar hoje mesmo cuidar de um pouco melhor de nossa saúde e de nós mesmos?


Fonte: Melhor com Saúde
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