quinta-feira, 2 de março de 2017

Prefeitura intensifica trabalho de sinalização pelas ruas e avenidas

No intuito de melhorar o trânsito e garantir a segurança de motoristas e pedestres, a Secretaria de Obras está realizando o trabalho de sinalização em várias ruas da cidade.
 A sinalização de trânsito informa e orienta os usuários das vias. Respeitar à sinalização garante um trânsito mais organizado e seguro para os condutores e pedestres.
O secretário de Obras, Denílson de Oliveira, comentou sobre a importância de reforçar a pintura de faixas para pedestres e veículos. “Estamos atentos ao desgaste da tinta no asfalto, por isso vamos realizar periodicamente a pintura da sinalização horizontal novamente das ruas e avenidas em toda a cidade. Uma sinalização visível não apenas facilita a vida dos motoristas, como também evita acidentes, visto que serve como orientação para todos que trafegam”, explicou Denílson.
SINALIZAÇÃO HORIZONTAL
 Esse tipo de sinalização viária se caracteriza por utilizar linhas, marcações, símbolos e legendas, pintados ou apostos sobre o pavimento das vias. Têm como função organizar o fluxo de veículos e pedestres; controlar e orientar os deslocamentos em situações com problemas de geometria, topografia ou frente a obstáculos; complementar os sinais verticais de regulamentação, advertência ou indicação. Em casos específicos, têm poder de regulamentação.
CARACTERÍSTICAS:
– Traçado Contínuo: linhas sem interrupção pelo trecho da via onde estão demarcando; podem estar longitudinalmente ou transversalmente apostas à via.
– Tracejada ou Seccionada: são linhas interrompidas, com espaçamentos respectivamente de extensão igual ou maior que o traço.
– Setas, Símbolos e Legendas: são informações escritas ou desenhadas no pavimento, indicando uma situação ou complementando sinalização vertical existente.
– Cores:

Amarela:
 utilizada para regular fluxos de sentidos opostos; delimitar de espaços proibidos para estacionamento e/ou parada e; demarcar obstáculos.

Branca
: utilizada para regular fluxos de mesmo sentido; delimitar trechos destinados ao estacionamento regulamentado de veículos em condições especiais; marcar faixas de travessias de pedestres e; na pintura de símbolos e legendas.

Vermelha:
 utilizada para demarcar ciclofaixas e/ou ciclovias e nos símbolos de hospitais e farmácias (cruz).

Azul:
 utilizada nas pinturas de símbolos em áreas de estacionamento ou de parada para embarque e desembarque, para pessoas portadoras de deficiência física.


Preto:
 utilizada para proporcionar contraste entre o pavimento e a pintura.
Fonte:Assessoria
Recomendamos para você:
 
VOLTAR AO INICIO
Copyright © 2013-2017 Cantu em Foco | A informação ao seu alcance. Criado por: Cantu em Foco