quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

É isso que você deve comer se sofre de acidez estomacal

Visto que cada um se adaptará melhor ou pior a determinados alimentos, o que devemos fazer é ir provando para comprovar quais toleramos para evitar assim a acidez estomacal.


Essa sensação de ardor na boca do estômago que ocorre depois de comer ou depois de jantares pesados, é um dos principais motivos de consulta médica no século XXI.

Poderia se dizer que é uma doença “moderna”, não porque antes ninguém a sofresse, mas porque agora cada vez mais pessoas a experimentam.

Neste artigo contaremos quais são as melhores opções para comer se você sofre de acidez estomacal.

 O que é a acidez estomacal e o que ela causa?

Homem com acidez estomacal

O termo médico é pirose e é uma sensação de queimação ou dor no esôfago (mais precisamente, debaixo do esterno) causada pela regurgitação do ácido gástrico.

O ardor se origina no peito e em alguns casos passa para o pescoço, a mandíbula e a garganta.

As principais causas da acidez estomacal são:

Estresse, preocupações ou ritmo acelerado de vida.
Dietas ricas em gorduras saturadas.
Comer muitos carboidratos processados ou refinados.
Ingerir os alimentos rápido e sem mastigar adequadamente.
Saltar refeições (altera o bom funcionamento digestivo).
Beber álcool em excesso.
Fumar.
Sedentarismo.
Falta de descanso.
Bactéria Helicobacter pylori.
Como é possível ver, muitas das razões da acidez se devem ao nosso estilo de vida.

Se mudarmos alguns hábitos cotidianos podemos reverter a situação e inclusive evitar males mais graves, como as úlceras ou a gastrite.


Alimentos que aliviam o ardor no estômago
A acidez estomacal pode ser muito incômoda e não nos permite realizar nossas atividades com normalidade.

Apesar de nem sempre termos vontade de comer quando sentimos esse ardor no esôfago, há alguns alimentos que podem aliviar os sintomas:

Aveia
Este cereal, consumido principalmente no café da manhã, nos oferece saciedade e ao mesmo tempo alivia a sensação de queimação.

A boa notícia é que, além disso, pode ser consumido em qualquer momento do dia se temos apetite. Recomendamos que o acompanhe com uvas passas.

Não se preocupe com as possíveis reações, já que a aveia absorverá o ácido dos frutos secos.

Gengibre

O gengibre alivia a acidez estomacal

Deve ser usado sempre com moderação, já que seu sabor é muito forte. Trata-se de um dos alimentos mais úteis se sofremos de acidez, porque atua como anti-inflamatório para problemas gastrointestinais.

Simplesmente rale um pedaço pequeno e consuma em forma de chá, ou adicione nas refeições e vitaminas. Conferirá um sabor cítrico aos alimentos.

Aloe vera
Um dos melhores remédios naturais para todo tipo de doenças que requer cicatrização. Se tivermos acidez, as paredes do esôfago ficam machucadas e é aí que a babosa entra em ação.

Alguns optam por consumir diretamente o gel no interior dos talos (sozinho ou misturado com um suco ou vitamina) e outros por ingerir os produtos derivados da babosa, que são vendidos em supermercados.

Saladas de vegetais

A salada alivia a acidez estomacal

As verduras de folha verde, tais como a alface e a rúcula, têm a capacidade de aliviar a dor e a dor causada pela acidez.

Aconselhamos que não adicione cebola e nem tomate à salada, muito menos queijos e molhos.

O melhor é temperar com um pouco de sal e azeite de oliva.

O salsão é um dos ingredientes que não pode faltar em suas saladas, já que tem muita água, é uma excelente fonte de fibras e supressor do apetite.

Banana
Uma boa ideia para comer no meio da manhã ou à tarde. A banana tem um pH de 5,6 e isso a transforma em uma opção para aliviar o refluxo. Porém, algumas pessoas sofrem um agravamento da situação ao comerem esta fruta.

É só questão de comer uma e analisar se os sintomas aumentam ou diminuem.

Melancia
Junto com o melão, compõe o quadro de frutas que podemos comer quando sofremos refluxo já que, por ser formada por uma grande quantidade de água, “equilibra” os níveis de ácido no estômago.

Você pode consumir uma rodela depois do almoço ou do jantar e, como acontece com a banana, analise se seu organismo a tolera bem.

Erva-doce

A erva-doce ajuda a aliviar a acidez estomacal

Esta planta medicinal tão rica e nutritiva melhora a função estomacal. Seu sabor suave e sua textura crocante podem ser desfrutadas em saladas, sopas, tortas e molhos.

Corte-a em rodelas finas e misture com rúcula e espinafre. Tempere com azeite de oliva e a comida estará pronta!

Frango ou peru
As carnes brancas são a melhor opção quando temos acidez, sempre e quando as consumamos ao forno, grelhadas, cozidas ou refogadas. Não é bom consumi-las fritas ou com pele (muito alta em gorduras).

Peixes e mariscos
A regra para consumir frutos do mar é igual que a usada para o frango: nada de frituras. Dentre as melhores opções aconselhamos o camarão e o salmão, que sejam selvagens, e não de criadouros.

Verduras cozidas

As verduras ajudam a aliviar a acidez estomacal

Além das hortaliças cruas em saladas, também podemos comer algumas cozidas tais como, por exemplo, a couve, os aspargos e o brócolis.

Recomendamos, por sua vez, que coma verduras do tipo “raiz” (cenoura, beterraba, por exemplo), sempre e quando forem cozidas.

Arroz
O cuscuz, o triguilho ou a semolina também podem ser incluídos neste grupo do arroz. No caso do arroz propriamente dito, melhor se for integral. Todos eles são excelentes para quem sofre de acidez estomacal.

Lembre-se de comer apenas um pouco e acompanhar de verduras cozidas.



Fonte: Melhor com Saúde

Recomendamos para você:
 
VOLTAR AO INICIO
Copyright © 2013-2017 Cantu em Foco | 5 anos informando a Cantu. Criado por: Cantu em Foco