segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

Melhore sua saúde mental seguindo estes 7 conselhos

É imprescindível que você faça uma pausa na agenda para si mesmo. Cuidar da sua saúde mental é imprescindível para construir projetos e se manter em forma a longo prazo.


O bem-estar emocional e a saúde mental são tão importantes quanto a saúde física. Tanto é assim que quando nossa mente é afetada, nosso corpo começa a falhar.

As enxaquecas, as dores nas costas, a insônia e os problemas estomacais são geralmente indicadores de que algo vai mal neste sentido. 

Não tenha medo de reconhecer que você precisa fortalecer sua saúde mental. Isso não é sinônimo de loucura, e nem de perturbação, uma vez que se trata de um campo muito mais amplo do que muitas pessoas pensam.
Assim, se você está estressado demais, com dificuldade de concentração ou para dormir, continue conosco e encontrará algumas dicas para evitar tais complicações.

1. Evite o sobrepeso para melhorar a sua saúde mental

O sobrepeso e a obesidade significam que você tem mais gordura do que deveria em seu organismo.

Independentemente da questão estética, ela afeta o nosso cérebro de maneira significativa. Sua funcionalidade é reduzida, uma vez que o seu desenvolvimento cognitivo e sua habilidade de gerir os sentimentos e as ideias são alterados.

Nesse sentido, lembre-se de que não se trata de estar magro, mas sim de se desfazer da gordura. Para isso, basta manter uma dieta equilibrada e praticar exercícios.

2. Leia, sobretudo textos surrealistas

habito-leitura

Ler é uma ferramenta indiscutível para cuidar e melhorar a nossa saúde mental. A leitura nos obriga a manter a atenção, a recordar e a relacionar situações concretas com ideias abstratas.

Ela também nos ajuda a entrar em contato com situações que não vivemos, de modo que nos preparamos para enfrentá-las se algum dia ocorrerem conosco, ou com outras pessoas em nosso entorno.

Os textos surrealistas, por sua vez, introduzem associações fora do comum. Ditas associações são úteis para melhorar a sua saúde mental porque favorecem a criação de novos padrões cerebrais.

Experimente o maravilhoso ‘Um Médico Rural’, de Franz Kafka.

3. Faça várias tarefas ao mesmo tempo

tarefas-trabalho

Realizar várias tarefas de maneira simultânea é um exercício ideal para a nossa mente.

Seu valor terapêutico consiste em treinar a velocidade com que você processa a informação. Quanto mais rápido você o fizer, melhor.

No entanto, este hábito também aumenta a qualidade da sua concentração. Apesar de estar imerso em diferentes ações, você está obrigado a colocar toda a sua atenção em cada uma delas para ser eficaz, enquanto se ocupa de todas.

4. Desligue a televisão para melhorar a sua saúde mental

O mais habitual é que dediquemos, ao menos, uma hora para ver televisão antes de dormir. Isso produz um fenômeno denominado “dívida de sono”. Este consiste no surgimento de um cansaço excessivo por não dormir o suficiente.

A televisão provoca este esgotamento porque por estarmos entretidos, atrasamos a hora de irmos dormir. Sem nos darmos conta, estamos privando nosso cérebro do descanso de que precisa.

5. Medite

meditacao

A meditação nos ajuda a limpar nossa mente de tudo aquilo que nos perturba. 

O estresse e as emoções negativas geram conexões neuronais que impedem que pensemos com clareza, o que pode chegar a nos bloquear. Quando isso acontece durante muito tempo, o cérebro começa a encolher e nossa saúde é afetada.

6. Inscreva-se em atividades em grupo

Ainda que você seja uma pessoa que gosta da solidão, não deve se esquecer de que somos animais sociais. Precisamos dividir nossas experiências com os demais, bem como compartilhar projetos. 

Quando o fazemos, nossa autoestima melhora e construímos nossa identidade.

A questão da identidade vai muito além do ego. Ser consciente de quem você é e do que você quer é bom não somente para propor objetivos, mas também para encontrar um lugar no mundo.

Por isso, é necessário praticar o trabalho em equipe.

7. Desenhe rabiscos

A educação artística não costuma ser muito reconhecida. Muita gente renuncia ao seu lado artístico porque não sabe desenhar. Sem dúvida, você não tem que ser Frida Kahlo ou Leonardo da Vinci para aproveitar seus dons.

Pegar uma folha e fazer rabiscos é suficiente para relaxar, estimular a concentração e melhorar a sua memória. 

Como você pode ver, melhorar a saúde mental está ao alcance de qualquer um. O único requisito é organizar a sua agenda para reservar um tempo para você mesmo.

Recomendamos que não leve suas tarefas cotidianas muito a sério. Não importa o quanto você deseje uma coisa ou quantas horas trabalhe para consegui-la: se você não está bem, não conseguirá alcançar o seu propósito.


Fonte:Melhor com Saúde
Recomendamos para você:
 
VOLTAR AO INICIO
Copyright © 2013-2017 Cantu em Foco | 5 anos informando a Cantu. Criado por: Cantu em Foco