quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

Benefícios da cenoura que você não conhecia

Seus inúmeros benefícios fazem com que a cenoura seja adequada tanto para consumo quanto para uso externo. Assim podemos aproveitar todas as suas vitaminas e nutrientes.


Quando nos falam dos benefícios da cenoura, certamente pensamos nas vantagens para a visão ou na ajuda para ter um bronzeado perfeito.

No entanto, esta rica verdura tem muitas outras propriedades que merecem destaque. Falaremos mais sobre elas neste artigo.

A cenoura e seus benefícios

Uma das hortaliças mais produzidas do mundo e que nos oferece uma boa quantidade de vitaminas (dos complexos A, B, C e E) assim como antioxidantes e minerais.
Além disso, ela quase não tem calorias (33 kcal por cada 100 gramas) e pode ser consumida crua, ralada, cozida, assada ou no vapor.

São muitos os benefícios da cenoura e vale a pena incluí-la quando preparamos nossos pratos:

Atrasa o envelhecimento precoce

beneficios-da-cenoura

O ácido fólico, a fibra e o magnésio desta verdura, assim como os betacarotenos (que lhe dão aquela cor alaranjada) são fontes de juventude maravilhosas.

Estes componentes ajudam o fígado a formar vitamina A, que é necessária, por exemplo, para a saúde da pele, o fortalecimento dos ossos e para o bem-estar do sistema imunológico.

Estes, por outro lado, protegem o organismo da ação prejudicial dos radicais livres (causados pelo tabaco, a poluição ou o estresse).

Comer cenouras reduz a possibilidade de sofrer doenças degenerativas e má circulação sanguínea. Como se isso fosse pouco, os betacarotenos previnem certos tipos de câncer (entre eles o de pulmão, de boca ou de mama).

Favorece a saúde intestinal
Quando ocorrem problemas no aparelho digestivo, recomenda-se consumir cenouras cruas. A vitamina A contida na cenoura protege e regenera as membranas do estômago e dos intestinos.

Aconselhado para pessoas que sofram com:

Acidez
Diarreia
Prisão de ventre
Indigestão
Gastrite
Úlcera
O consumo periódico de cenouras ajuda a manter o intestino em boas condições, principalmente em pacientes com cólon irritável, diverticulite ou doença de Crohn.

Servem para se recuperar de intoxicações, infecções e lombrigas intestinais. Além disso, se consumida fervida ou no vapor, suaviza e acalma a mucosa digestiva.

Assim, serve para normalizar o trânsito e evita a aparição de hemorroidas.

Beneficia a mãe e o bebê

suco-cenoura

A vitamina A contida na cenoura é muito importante para as mulheres grávidas, as que estão amamentando, o feto e bebê recém-nascido.

Permite a formação de novas células no organismo, e traz antioxidantes, cálcio e ácido fólico.
Durante a gestação as mães devem consumir entre 2 e 3 cenouras por dia para cumprir com as necessidades de tais nutrientes.
Por outro lado, quando a criança já consome alimentos sólidos, recomenda-se adicionar ao seu prato uma cenoura cozida.

Caso o bebê tenha problemas digestivos ou intestinais, a cenoura é um perfeito alimento porque é facilmente digerida, melhora a saúde estomacal e favorece a formação de glóbulos vermelhos. 

Controla o açúcar no sangue
Os diabéticos se beneficiam notoriamente com o consumo de cenoura crua devido aos seus carboidratos.

Estes são absorvidos mais lentamente, sem provocar hiperglicemia (o índice glicêmico desta hortaliça cozida é maior, e por isso não é muito recomendada a sua ingestão).

Além disso, trata-se de uma verdura que melhora a circulação sanguínea e a saúde ocular, dois dos problemas mais comuns em pessoas com diabetes.

Fortalece a imunidade

suco-de-cenoura-e-couve

Novamente temos que falar da vitamina A e dos betacarotenos, porque são os que permitem que o sistema imunológico funcione corretamente.

Nos casos de resfriados e gripes, é aconselhável comer um purê ou uma salada de cenouras. 

Uma boa quantidade de vitamina A se traduz em um sistema imunológico saudável, pois ajuda a produzir células “defensivas” que enfrentam o ataque de vírus e bactérias. 

Diante de infecções ou doenças deste tipo, não tenha dúvidas em consumir cenouras.

Nutre a pele
As cenouras absorvem todas as impurezas que vão se acumulando na pele. Por isso podemos usá-las tanto nas refeições como em eficazes máscaras faciais (por exemplo, contra a acne).

Se usada de forma externa, a cenoura serve nos casos de queimaduras produzidas pelo sol ou pelo fogo, feridas ou eczemas.

Esta hortaliça, por outro lado, é útil para nos proteger dos efeitos causados pelos raios ultravioletas.

Usar uma máscara feita com a polpa de uma cenoura durante meia hora nos ajuda a reduzir as rugas e dá um aspecto mais jovem a pele. 

Fortalece a mente

suco-de-cenoura

Isso se deve ao seu aporte de dois nutrientes relacionados com a saúde cerebral: o fósforo e o potássio. Ambos regeneram os nervos e combatem os efeitos do estresse.

Se ultimamente você está se esquecendo das coisas ou você percebeu que sua mente não retém tanta informação como antes, então não hesite em comer mais cenouras.

Outros benefícios da cenoura
Como se tudo o que dissemos anteriormente não fosse suficiente… A cenoura ainda tem mais propriedades!

Fortalece as unhas e o cabelo.
Protege o coração ao manter as artérias livres de placas.
Elimina a retenção de líquidos graças as suas capacidades diuréticas.
Cuida da saúde dos dentes e das gengivas, já que evita que as bactérias se fixem.
Estimula o apetite (recomendado para pessoas com transtornos alimentares).


Fonte: Melhor com Saúde
Recomendamos para você:
 
VOLTAR AO INICIO
Copyright © 2013-2017 Cantu em Foco | 5 anos informando a Cantu. Criado por: Cantu em Foco