terça-feira, 10 de janeiro de 2017

7 sinais de que você deve terminar uma amizade

Se uma relação de amizade não é equilibrada, e notamos que damos mais que o outro, será o momento de refletir se realmente vale a pena continuar.


Tomar a decisão de terminar uma relação de amizade pode causar uma montanha-russa de emoções. No entanto, quando pensar de forma lógica, você se dará conta de que a separação é a opção mais saudável.

À medida que você avança pela vida, é natural que conheça pessoas novas e reforce os laços com alguns poucos escolhidos.

Algumas vezes, é melhor ter cautela e ser cuidadoso com quem você deixa entrar em seu círculo de amigos.
Lembre-se de que, depois, pode ser muito difícil terminar uma relação de amizade (ainda que, em lugar de ajudá-lo a crescer, ela faça com que regrida).

Você não deve sentir vergonha de se afastar das pessoas que não lhe fazem bem. No final das contas, as pessoas mudam e você pode se encontrar em um caminho muito diferente do das suas amizades.

Isso pode ser uma experiência dolorosa, mas se você nota que, em sua relação de amizade, existem os seguintes sinais, é melhor terminar o relacionamento o quanto antes.

1. Sua relação de amizade vai num só sentido

Quando uma amizade está em desequilíbrio e você nota que não há uma forma de retornar, o mais provável é que seu amigo já não o valorize como você o valoriza.

Estar o tempo todo perseguindo um amigo é algo cansativo e pode prejudicar sua autoestima.

Você parou de contactar seu amigo e, no entanto, ele não fez nada de diferente para mudar a situação? Talvez seja melhor parar de gastar sua energia e perder seu tempo com uma pessoa que perdeu o interesse em você.

2. Seu amigo manipula você e, com frequência, controla como deve ser sua conduta

mulheres_discutindo

Você deve terminar uma relação de amizade quando sente que perdeu de vista quem você é realmente e não está sendo autêntico em sua companhia. Pode ser que seu amigo o esteja manipulando.

Numa amizade saudável, a profundidade de caráter de ambas as pessoas é compartilhada, sem ter uma relação de subordinação entre elas. Se não é o caso, avalie novamente a relação e pense se vale a pena seguir com ela.

3. Está arrastando você com ele

Quando você começa a se sentir culpado pelo comportamento de um amigo porque sua forma de agir é questionável, é preciso analisar como isso está afetando a sua vida.

É normal que as pessoas vejam você da mesma forma que veem as pessoas com as quais você compartilha seu tempo.

Isso significa que, se seu amigo tem uma imagem negativa, os demais considerarão você igual a ele. Pior ainda, ele poderia estar lhe fazendo agir de maneira parecida.

Leve em conta que a natureza dos seres humanos é a de imitar as pessoas que os rodeiam de maneira instintiva, para pertencer e sobreviver. Por isso, terminar uma relação de amizade que afeta negativamente o seu comportamento é a melhor opção.

4. Existe ciúme, inveja e competição entre vocês

inveja_competicao_mulheres


Sentir que existe a necessidade de ter que provar constantemente que você é melhor que seu amigo pode ser exaustivo.

Uma amizade que não se baseia no apoio mútuo e na felicidade pelo crescimento pessoal do outro terá um impacto negativo para ambas as partes.

A amizade consiste em encontrar uma forma em que ambas as pessoas consigam crescer e ser melhores juntas, não de que alguém tenha o papel de protagonista, enquanto o outro é um ator coadjuvante.

5. O melhor da história de vocês é passado

Considere terminar um relacionamento de amizade se você está se apegando a ele apenas por suas melhores épocas que já passaram.

Você deve viver o presente. Esse é um tempo em que talvez você viva de forma diferente da sua infância.

A última coisa que você deve fazer é se apegar a relações que no passado foram boas, mas que atualmente não são mais do que história.

6. Seu amigo não acrescenta nada de positivo à sua vida

É importante que você seja capaz de se levantar quando estiver para baixo, mas deve terminar uma relação de amizade se tudo o que consegue com ela é afundar-se ainda mais.

É aqui que você deve se respeitar e deixar a pessoa ir. Os amigos devem ser uma extensão natural de sua vida, assim como você deve sê-lo na vida deles.

Seja animando uns aos outros ou estimulando para conseguir bem-estar: o importante é que ambos acrescentem algo positivo na vida do outro.

7. Está afastando você de sua autoestima

Os amigos de verdade proporcionam a você um sistema de apoio crucial, especialmente quando falamos de superar as tensões que a vida moderna gera.

Toda vez que você tem um problema, dificuldades ou dúvidas, seus amigos devem oferecer-lhe apoio moral e elevar sua autoestima.

Terminar uma relação de amizade nunca é algo fácil, mas se tudo o que você obtém da dita relação é reduzir a confiança que tem em você e fazer com que duvide de suas capacidades, é o momento de buscar outro caminho.


Fonte: Melhor com Saúde
Recomendamos para você:
 
VOLTAR AO INICIO
Copyright © 2013-2017 Cantu em Foco | 5 anos informando a Cantu. Criado por: Cantu em Foco