quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

5 chaves para acalmar a mente inquieta e encontrar a paz interior

Embora no começo possa ser complicado controlá-la, é possível aprender a gerenciar a mente inquieta e silenciar o ruído para que nossas emoções não nos dominem.


A mente inquieta não dá trégua nem descanso. Pulamos de preocupação em preocupação, com medo e ansiedade.

Pouco a pouco tecemos redes tão complexas em nosso cérebro que perdemos o maravilhoso privilégio chamado paz interior.

É possível que muitos confundam o conceito de mente inquieta com curiosidade e produtividade.
Embora seja verdade que esta energia interna, em algumas ocasiões, é reflexo da vontade de aprender, na maioria das vezes esta inquietude é, na realidade, ruído mental. É confusão, cansaço e infelicidade.

Com frequência costuma-se dizer que “não há pior inimigo do que aquele que criamos em nossa mente”.

No entanto, mais do que ver isso como uma responsabilidade exclusivamente nossa, este estresse interior deve ser percebido como uma sutil combinação de diferentes coisas.

A seguir propomos uma reflexão sobre o tema para que você possa encontrar a calma e a paz interior. É fácil de realizar é só precisa de um ingrediente essencial: vontade.

A mente inquieta e o oceano turbulento de nosso cérebro

Um dos livros mais conhecidos, que trata destas situações tão complexas em que o ruído mental se mistura com a depressão, é o de Kay Jamison.

Esta psiquiatra da Universidade John Hopkins de Baltimore (Estados Unidos), explica seu caso particular neste interessante trabalho.

Desde criança eu sempre fui propensa à instabilidade afetiva e emocional. A tristeza me acompanhou durante a adolescência e, ao começar minha vida profissional, caí em ciclos de medo, ansiedade, presa à mente inquieta que não me deixava viver.
“A mente inquieta”, Kay Jamison

Se você se sente identificado com estas linhas simples, não hesite em levar em conta estas cinco dimensões que podem lhe servir de ajuda.

Foto que traz paz interior

1. Retire pesos desnecessários
Você os carrega, mesmo que não os veja. Assim que você se der conta de todos os pesos que leva consigo, sua mente se sentirá melhor.

Você está rodeado de pessoas que, longe de acrescentar, roubam a sua energia.
É possível que você esteja priorizando aspectos que não são benéficos para si mesmo.
Entenda que “menos sempre é mais”.

2. Detenha-se um instante e tome ar, silencie o ruído mental
O ontem não está mais. O passado não pode ser editado e o futuro ainda não existe. Assim, centre toda a sua atenção no aqui e agora, onde você se encontra neste exato instante.

Detenha-se e tome ar. Inspire-o com força e retenha-o por cinco segundos. Em seguida, expire de forma sonora.
Este simples exercício, acredite ou não, liberta a sua mente, a oxigena e lhe permite entrar em calma.
Quando o corpo se sente bem, é o momento de se conectar consigo mesmo.
Em seguida, pergunte-se com humildade o que você quer, o que busca, o que não quer, o que aspira conseguir.
Seria adequado praticar este exercício todos os dias, logo depois de se levantar.

Flores de cores vivas representando a paz interior

3. Construa muros protetores
A mente inquieta sofre porque é muito permeável, pois deixa que entrem as preocupações alheias, o egoísmo, os interesses de quem no rodeia.

Quando esta energia negativa entra em nosso interior, ela se mistura com nossas fraquezas pessoais. A combinação é temível.

É necessário construir muros da seguinte forma:

Eu me afasto de quem não está na mesma sintonia que eu. Não quero egoísmo, não quero falsos interesses.
Crio muros para quem me traz tempestades em dias de calmaria.
Construo paredes para quem não me respeita. Eu perdoo e deixo ir.

4. O silêncio que repara
Uma vez ao dia, pelo menos durante uma hora e meia ou duas horas, você precisa de um banho de silêncio absoluto.

Estes momentos de tranquilidade e paz interior nos permitem conectar com nossas necessidades para acalmar a mente inquieta.
Porque a mente nervosa que pula de buraco negro em buraco negro esqueceu de atender a si mesma. Ela já não sabe o quanto vale, ou o quão importante é.
Relaxe em meio ao silêncio e apague os medos e as vozes internas. Permita que as emoções surjam, emoções como a satisfação, a paz interior e o equilíbrio entre a mente e o coração.

Mulher meditando com paz interior

5. Cultive a gratidão
Esta dimensão é, sem dúvida, a mais complicada de realizar.

Relaxe e reflita sobre os seguintes aspectos:

Se você se sente mal por pessoas que não o querem bem, afaste-se. A solução pode ser simples, embora requeira valentia.
Se o que você sente agora é mal-estar, mude seu pensamento. Escolha não ficar assim: apague o que você sente e lembre-se do que você merece.
Agradeça pelas pequenas coisas que o envolvem e que, talvez, tenham ficado esquecidas.
Agradeça por estar bem fisicamente, por ter ao seu lado certas pessoas que você ama e que também o amam.
Aprenda a agradecer por cada dia novo. Porque são novas oportunidades que se abrem em seu horizonte para que você consiga aquilo que deseja.
Ser feliz, estar em calma, em equilíbrio, em um estado de paz interior.


Fonte: Melhor com Saúde
Imagem:Ilustrativa
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